Unhas para tocar violão – 5 dicas e 1 recomendação

dicas de violão- dicas para tocar violão

Conheça 5 dicas e uma recomendação básica de como usar as unhas para tocar violão – saiba também os diversos tipos de unhas e como o violonista Anderson Reis usa várias no processo.

Utilizar unhas no violão é quase tão importante quanto o instrumento em si. Por serem pequenas e uma “ferramenta” que já vem no modo padrão do ser humano, ainda bem, nós quase nos esquecemos da importância das unhas pra tocar, lembramos apenas quando temos o instrumento em mãos e queremos fazer os primeiros sons.

Você já se viu diante desta situação? Muito comum, não é?
Então, vamos entender o motivo de usarmos unhas para tocar violão.

Unhas para tocar violão por que usar? A função das unhas no violão

Como você já deve ter percebido a unha tem uma função ao tocar violão/ukulele/guitarra, ela altera o som das cordas do instrumento. Portanto sendo responsável junto com outras variantes: cordas, madeiras, captadores, mesas, microfones e, principalmente a técnica, pelo timbre do violão/instrumento. É claro que nem em todos os casos estas variantes citadas estão em jogo. No cotidiano o que está mais em questão mesmo são a técnica, cordas, madeiras e as unhas.

Com as unhas o som saí um pouco mais brilhante ou mais claro. Algumas pessoas até se referem como mais alto, ao utilizar unhas no violão. De fato na prática isso “faz todo sentido biológico” (Marinho, Átila) .

Assim as unhas também podem ser vistas como uma ferramenta de “amplificação” do som, com elas o violão pode soar sim um pouco “mais alto”.

Essa possível função de “amplificação” das unhas acontece principalmente com instrumentos acústicos – ou seja, aqueles sem nenhuma amplificação – podendo ser violões de nylon ou com cordas de aço e ukuleles de forma geral.

Instrumentos como guitarra, bandolim, cavaco etc. Esta mesma funcionalidade está relacionada pelas palhetas.

Se for possível experimente tocar com e sem palhetas para poder perceber a diferença sonora. Deste modo podemos dizer que as unhas são kinem palhetas

Kinem vem do mineirês, a forma mais bonita sonora do português brasileiro, é o mesmo que: igual, semelhante, parecido.

As Unhas para tocar nos violões com corda de nylon.

Nos violões com corda de nylon a unha possui uma função ainda mais relevante.

Digo isso pois as cordas de nylon geralmente possuem um timbre menos brilhante, sobretudo, se compararmos com os violões com cordas de aço, comumente falamos que as cordas de nylon possuem um timbre:

  • Mais escuro
  • Fechado
  • Som mais baixo
  • Delicado Ou algo do tipo.

Iniciantes no violão ou leigos dão nomes variados, mas com este artigo você vai aprender bem a diferenciar o que realmente acontece.

Por causa destas qualidades sonoras o violão de nylon possui uma sonoridade mais “doce”, e é o timbre característico da sonoridade do violão mais utilizado na MPB, e principalmente, no violão clássico.

Por ter as características de timbre, citadas acima, é que as unhas contribuem para este “violão de nylon”, pois elas confere ao instrumento um timbre um pouco mais brilhante juntando assim o som “doce” das cordas de nylon o timbre “mais claro” que as unhas podem oferecer ao som. Assim posso afirmar: “o melhor das duas realidades sonoras”

Timbre do violão + Timbre das unhas

Por isso, pra quem tem interesse em tocar músicas populares brasileiras no violão (as conhecidas MPBs) quase sempre terá que utilizar unhas, pelo menos se quiser se aproximar da sonoridade mais comum.

Como sempre isso citado acima não é regra. As “regras em música” geralmente são flexíveis, por exemplo, neste vídeo você pode ouvir ? e ver o Rodrigo Amarante tocando um samba autoral num violão com cordas de aço.

E já me vem a cabeça o bordão do Galvão Bueno:

“Pode isso Arnaldo?”

E o Arnaldo responderia:

“A regra é clara: A regra é não regras”.

É quase óbvio – Diferenças entre unhas e palhetas

A unha pode ser substituída pelas palhetas? Claro que sim! Porém não se pode utilizar palhetas em todos os dedos. Ao substituir as palhetas por unhas perde-se muitas possibilidades. Por exemplo, não dá pra tocar um acorde de 4 notas literalmente juntas usando palhetas.

A possibilidades de diferenciar o timbre com palhetas são reduzidas, o toque deve ser outro, a sensação tátil é diferente e por ai vai.

É quase como se, ao utilizar palhetas, o músico substituísse os 4 ou 5 dedos da mão que faz dedilhados e batidas (geralmente a direita) por apenas um dedo.

Dependendo você vai preferir os seus dedos. Não é necessariamente isso, mas é apenas para ilustrar os aspectos da substituição.

Mas Anderson há aspectos positivos de usar palhetas, uai!

Sim é verdade, mas em outro momento falamos sobre isso.

As palhetas terão outra função e para esclarecer há outras possibilidades sonoras que só “a palheta traz pra você”, pra citar um outro bordão, só que publicitário.

Se você lembra qual é sinal que você é grupo de risco. hehe!

Aí é escolher o estilo e a técnica que quer se desenvolver.

Então depois desta breve explicação sobre as possíveis funções da unha vamos as 5 dicas e a minha recomendação.

Dica 1 – Unhas para tocar violão – Como lixar as unhas?

Lixe bem as suas unhas, seja para fazer dedilhados ou para fazer batidas no violão.

O som ficará muito melhor. Este é um dos pequenos detalhes que fazem muita diferença.

Tanto é que muitos músicos são verdadeiros manicures ? e sabem cuidar das unhas como ninguém.

Dica 2 – Unhas para tocar violão – Polimento

Além de lixar as unhas é muito recomendável que você faça um bom polimento das unhas. Utilize uma lixa para desbastar e uma outra lixa de unhas para polir.

Em farmácias há vários lixas de polimento, segue algumas que utilizo ou já utilizei. São links para quem quiser comprar na amazon.com.br.

Lixas de Polir

Bloco Polidor Para Unha

Unhas para tocar violão
Lixas de unhas boas para acabamento das unhas

Bloco “ISOPOR”

Unhas para tocar violão

Lixa de 4 faces

Unhas para tocar violão
Esse bloquinho é um dos que mais utilizo – Unhas para tocar violão bloco polidor

Lixa palito para violonistas

Unhas para tocar violão
Lixa de Unhas para tocar violão boa para polir

Lixa de 6 faces

Unhas para tocar violão
Lixa multi uso

É claro que você não precisa de todas as lixas umas 2 já resolvem o problema.

Lembre-se: uma para desbastar outra para polir.

Há ainda outra opção para polir de modo muito preciso, é utilizando lixas d’água número 1200 ou 2400 são ótimas para polir suas unhas.

Este tipo de lixa é encontrado em casas de materiais de construção. Volto e meio faço cara de mestre de obras e peço logo três folhas.
Na Amazon também tem neste link

Dica 3 – Unhas para tocar violão – Tamanhos

Você não precisa ser o Zé do Caixão ⚰ para tocar violão. Não conhece o Zé? Ele foi um importante cineasta que gravou e dirigiu diversos filmes de terror, são clássicos do cinema brasileiro.

Zé do caixão e as unhas no violão - Unhas para tocar violão
Zé do caixão e as unhas que o tornaram ainda mais icônico. Foto retirada da internet.

Se você não quer fazer um cosplay do Zé caixão por aí, sugiro unhas curtas, sabe por quê?

Unhas muito grandes além de serem esteticamente horríveis, são mais propensas a acumular sujeiras, bactérias etc. E ainda podem conferir uma sonoridade mais metálica para o som que sai do seu violão, e o pior quebram com facilidade.

Já tive diversos episódios do qual minha unha quebrou por situações triviais, ao colocar a mão no bolso, bater levemente contra uma superfície mais dura que a unha, etc. Assim, utilize uma unha média ou pequena.

Veja exemplos na foto a seguir de alguns violonistas.

mão direita e unhas no violão do marco periera - imagens do youtube- Unhas para tocar violão
Unhas do violonista Marco Pereira
Unhas para tocar violão
Perceba que o Fábio Zanon usa unhas postiças e por isso as unhas são brancas
Unhas para tocar violão

k

Repare que o Fábio Zanon utiliza unhas postiças e bem curtas. As unhas postiças serão tópico de um próximo post.

Unhas para tocar violão - 5 dicas e 1 recomendação | Violão Criativo
Perceba que o Fábio Zanon usa unhas postiças e por isso as unhas são brancas

Por fim para finalizar vamos a uma recomendação.

Recomendação – Unhas para tocar violão

Jamais corte as unhas da mão que faz dedilhados e batidas.

Ao utilizar um cortador de unha é muito provável que você corte mais do que o necessário. Assim recomendo que você lixe suas unhas com uma lixa de desbaste e jamais corte as unhas.

É interessante que você observe mesmo e converse com outros músicos para saber como cada um faz e aprender com isso. No final você vai descobrir que não há regras, e cada um usa da sua maneira.

Veja também um vídeo relacionado as unhas para tocar violão

Vou falar de alguns modos mais comuns de usar unhas para tocar violão em uma outra hora. Ainda posso falar dos formatos das unhas, modos de conservação das unhas, o que comer para melhorar suas unhas, o que passar para fortalecer as unhas.

Este assunto é extenso e de certa forma, polêmico, pois cada violonista possui uma prática.

Você pode nos ajudar sobre estes tópicos, o que você gostaria de abordássemos aqui no blog.

Leia também as dicas de violão para iniciantes

Deixe sua sugestão ou comentário no espaço reservado abaixo.