A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta:

Conheça

[Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique]

O livro de autoria de Anderson Reis oferece um repertório singular de canções de câmara brasileira, transcritas para canto e violão. Essas músicas têm sido revisitadas por diversos artistas de diferentes estilos musicais, proporcionando a oportunidade de alcançar novos ouvidos.

As Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique representam um convite para explorar mais a fundo o folclore, as culturas indígenas, o estado do Pará, a exuberante floresta amazônica, e a vida e obra desse compositor. Além disso, essas lendas nos instigam a refletir sobre a importância de preservar não apenas as culturas e a natureza, mas também nossa própria subjetividade que surge a partir desta relação da humanidade com a natureza.

Avaliações

O que as pessoas disseram

Ver todas avaliações

Conheça

[Lendas Amazônicas

Waldemar Henrique P/

canto e violão]

O livro de partituras com as nove Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique para canto e violão, além das partituras possui informações que podem auxiliar os intérpretes a entenderem de quem e de onde parte as canções.

Fruto de um trabalho de pesquisa em música em mestrado na escola de música da UFMG, Anderson Reis buscou traduzir de modo conciso toda a pesquisa e a prática advinda de anos tocando, analisando e se aprofundando nas Lendas Amazônicas.

As partituras passaram por um processo criterioso de revisão tanto editorial como musical, analisando as melhores possibilidades que traduziriam para a linguagem violonística toda a pontencializada da versão "original" para canto e piano.

Todos ganham com essa publicação e temos aqui mais uma razão para nos orgulhamos da cultura brasileira e principalmente do mundo possível através do olhar e escuta atenta do paraense Waldemar henrique.

Capa do livro ilutração de luíza costa - capa do livro lendas amazônicas de waldemar Henrique para transcrições para canto e violão Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique

Aos Cantores

  • Edição com um português revisado;
  • Tradução fonética para auxiliar na dicção e na pronúnica de termos específicos da linguagem indígena;
  • Tabela de sons fonéticos 
  • Layout editado procurando facilitar a leitura tanto dos ritmos musicais como o texto das canções.
  • Glossário com termos regionais e indígenas que aparecem nas canções.

Aos violonistas

  • Uma peça adicional para violão solo de autoria de Waldemar Henrique - Tema Severino;
  • Digitações e dedilhados experimentados no palco e revisado por profissionais experientes;
  • Layout e diagramação pensado para melhorar o estudo e o uso do material no palco;
  • Explicação das Lendas que foram reproduzidos das primeiras edições das partituras de autoria do próprio Waldemar Henrique;
Capa do livro ilutração de luíza costa - capa do livro lendas amazônicas de waldemar Henrique para transcrições para canto e violão Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique

Adquira o seu exemplar

Escolha a melhor opção para adquirir o livro em versão digital ou física.

Quer saber mais?

  • Prefácios pelos professores doutores Flavio Barbeitas e Luciana Monteiro Castro Dutra.
  • Mini Biografia e cronologia do compositor
  • Edição bilíngue
  • Notas Editoriais 

Expie o Lendas Amazônicas 

Excertos dos prefácios

Lendas amazônicas de Waldemar Henrique

O que eles disseram

" Pude acompanhar estas transcrições desde a ideia inicial até os momentos finais desta edição. Há muita reflexão e dedicação condensadas nestas páginas, pelo que só posso apostar em uma execelente recepção e repercurssão do trabalho. Os Amantes da canção brasileira ganham aqui motivos para comemorar!"

Flavio Barbeitas

Violonista e Prof.titular da Escola de Música da UFMG

" Waldemar Henrique, pianista de formação dizia ser o violão " um piano que levamos no colo". Mas para além da praticidade no transporte e das amplas possiblidades harmônicas, o violão tem si nosso grande comunicador, som e objeto que representam legitimidade a musicalidade brasileira.

Luciana Monteiro Castro Dutra

Cantora e Prof.Adjunta da Escola de Música da UFMG

assinatura genérica por IA de  anderosn reis.png

[Anderson Reis]

Depois de longos anos sonhando com o livro e como viabilizá-lo consegui ser selecionado pelo edital da Lei Municipal de Incentiva a cultura de Belo Horizonte com o projeto 0881/2020. 

É uma alegria enorme conseguir lançá-lo, espero que todos aproveitem tanto quanto eu da oportunidade de me aprofundar em tão singelo lugar que nos propõe Waldemar Henrique com suas Lendas Amazônicas.

Projeto viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à cultura de Belo Horizonte - Projeto 0881/2020

>