Como segurar o ukulele é sempre um problema, o instrumento é pequeno e volta e meia os iniciantes no ukulele perguntam: Devemos colocar o dedão na parte de trás do braço ou o polegar fica aparecendo acima do braço?
Seria em algum lugar no meio do braço do ukulele? Ao tocar ukulele ele acaba caindo, como segurar o ukulele corretamente para que o instrumento não caia mais?
Quando você é iniciante no ukulele, o que você precisa aprender é pressionar as cordas sem tocar nas cordas adjacentes, ou as cordas vizinhas, podendo ser as debaixo ou de cima que você está tocando.
Por exemplo, quando você toca o acorde de Dó maior (C) , não há nenhuma corda abaixo corda da corda Lá, e você não precisa se preocupar em encostar nas cordas vizinhas, neste caso as superiores.
Porém, o acorde de Lá menor – Am é outro acorde que usamos apenas um dedo, que na verdade é mais difícil do que o acorde C (Dó maior), porque seu dedo 2 pode encostar na terceira corda, a dó (C), ou seja, a corda logo abaixo onde o dedo esta pressionando.
Apenas lendo parece ser uma situação um tanto quanto complexa, mas perceba por você mesmo, se você tiver um ukulele.
Experimente tocar C e depois experimente Am.
Se as cifras são uma dificuldade ainda pra você baixe o ebook gratuito “Como ler cifras no ukulele”
Por isso, segue umas algumas dicas de como segurar ukulele:
Você vai ler por aqui neste artigo:
Você vai ler por aqui
1 Dicas práticas no ukulele – Posição do Polegar – como segurar o ukulele
O polegar pode ser posicionado em vários locais. Pode ser bem no meio do braço ou pode ficar pra fora saindo além do braço do instrumento, como as imagens abaixo mostram
É possível trabalhar a sua técnica para funcionar nas duas maneiras, ora você posiciona o polegar bem no meio do braço, ora você deixa o polegar passar bem para fora.
A postura da ultima foto acima é possível e recomendável, o problema da foto é que as unhas da ukulelista estão grandes demais e ela não consegue apertar com a ponta dos dedos.
Por isso, da pra saber que estas imagens foram tiradas de uma pessoa que sequer toca ukulele.
Além disso, os dedos estão muito esticados. Assim, não faça como na imagem acima. Mantenha as unhas bem cortadas afim de facilitar a forma como você pressiona as cordas.
Dica para ukulelelista
Sempre tente apertar as cordas com a ponta dos dedos.
Esta forma de segurar o ukulele, gosto de chamar forma da pinça. Pois os dedos polegar e indicador trabalham como uma pinça.
Até lembrei de um dos episódios do Pica Pau em que tinha um robô que arrancava as penas do protagonista com sua mão de pinça.
Se você é desta época deixa um comentário! haha.
Assim você pode segurar o ukulele das duas maneiras e é desejável que você faça isto.
Como segurar o ukulele corretamente
Coloque o ukulele no seu colo, na perna direita, e faça com que o braço do instrumento forme um angulo de 45 graus. Esta é a forma mais tradicional de segurar o ukulele.
Na imagem abaixo já está melhor o posicionamento do ukulele, desse jeito é mais provável que o o polegar na mão esquerda fique mais bem posicionado.
Assim se preocupe em conseguir utilizar as duas técnicas no ukulele.
Eu consigo transitar facilmente nas duas técnicas de como segurar o ukulele.
2 – Dicas práticas no ukulele – Dedos e tamanho das unhas e o punho – como segurar o ukulele
Se você usar a ponta do dedo ou tiver aquela a parte branca da unha da sua mão esquerda grande, haverá mais possibilidade de tocar as cordas vizinhas.
Há iniciantes no ukulele que têm “longas”, ou “muito longas” para o ukulele e seus dedos ficam muito esticados.
Mesmo que você consiga apertar as cordas, provavelmente terá que cortar suas unhas se quiser avançar no ukulele.
Assim sugiro que corte-os o mais curto possível, mas não tão curto ao ponto que chegue a machucar seus dedos.
Se você estiver se esforçando pra tirar um som bonito ao tocar acordes, escolha uma corda de cada vez (em vez de tocar as 4 cordas de uma vez), para ver se seus dedos estão tocando as cordas vizinhas.
Ouça cada corda separadamente e tente ser bem analítico e observar aonde a mão que faz os acordes está encostando.
Eu chamo esta forma de estudar de chamada das cordas, como na escola o professor fazia a presença dos alunos e conferia cada nome da lista de alunos para confirmar a presença.
Este era o momento da chamada. Da mesma forma faça a chamada das cordas para ver se estão todas soando ou se há alguma que “faltou nas aulas”.
Punho
O punho não deve extremamente levantado ao ponto que fique mais alto do que seus dedos como na imagem acima. Tente fazer uma posição mais relaxada e como foi descrito anteriormente no texto.
3 – Dicas práticas no ukulele – Correias – como segurar o ukulele
Caso ainda tenha dificuldades em segurar o ukulele uma opção é usar uma alça ou correia para que você não precise segurar ukulele e acordes ao mesmo tempo.
(A correia é especialmente útil se você tiver dificuldade em mudar os acordes, ai logo você dependerá cada vez menos da correia.)
Se você colocar o dedo no braço do ukulele como se quisesse tirar uma impressão digital, verá que a ponta do dedo não está tocando a escala do instrumento.
Pressione sempre com a ponta dos dedos e não pressione com a parte da digital ou digamos, a barriguinha do dedo.
Sugiro algumas acessórios para ukulele neste post. E se quiser baixar um infográfico sobre ukulele acesse aqui.
Lembre-se
Temos diferentes corpos, idades, experiência e ukulele diferentes. Nem tudo funciona igual para todos.
Mas se algo é conhecido por ajudar muitos, não custa tentar e ver se funciona para você também.
Coloque o polegar na parte de trás do braço do instrumento, bem no meio. Isso dará mais espaço para os dedos se moverem e facilitará o uso das pontas dos dedos. Algumas pessoas até especificam “atrás da segunda casa”.
Para iniciantes no ukulele convém pensar da seguinte forma: determine o dedo indicador (1) para a 1ª casa, o dedo médio (2) para a 2ª casa e o dedo anelar (3) para a 3ª casa, e o mínimo para a 4º casa.
Para ficar ainda mais claro:
Dedo 1, na casa 1
Dedo 2 na casa 2
Dedo 2 na casa 3
Dedo 4 na casa 4
Tente não apenas uma vez ou um dia. Tente por algumas semanas, veja se faz sentido continuar dessa maneira.
Você pode não conseguir se sair bem logo de inicio. Não tocar nas cordas vizinhas é o ponto principal. Faça o que for possível para alcançá-lo.
O posicionamento do polegar é apenas uma sugestão.
Se você não estiver tocando as cordas vizinhas, terá menos uma coisa com que se preocupar. Aprecie aprender mais acordes e músicas.
Eventualmente, se você deseja que seu polegar se mova livremente.
Você aprenderá acordes e alterações de acordes mais interessantes.
Seu polegar se moverá de todas as maneiras imagináveis para apoiar seus dedos andando, pulando e dançando por todo o braço do ukulele.
Como segurar o ukulele Soprano
Segurar o ukulele soprano realmente não é fácil, mas com as dicas referidas acima, você poderá segurar o seu ukulele soprano mais corretamente.
Tente usar uma correia para ukulele vai te ajudar a não ter que ficar segurando o ukulele.
Que aprender ukulele online clique aqui e saiba mais
Eu amei, muito obrigada pelo conteúdo extremamente explicativo e acessível!!
Fico Feliz em ter te ajudado Livia! Espero que já esteja segurando bem o seu ukulele. Assista esse tutorial para iniciantes https://youtu.be/HS_pmwxf1yg