8 perguntas sobre música e profissão de educador musical – uma pequena entrevista

8 perguntas sobre música e profissão de Educador Musical - Uma pequena Entrevista

Fui entrevistado e respondi oito perguntas sobre música e profissão para um site e resolvi compartilhar com os leitores deste blog estas perguntas.

Alguns pontos podem ser interessantes, ou saciar curiosidades para outros sobre ser músico, sobre a maneira como vejo algumas questões e sobre a profissão.

1) Há quanto tempo você possui uma paixão pela música, pelo seu instrumento preferido e/ou técnica musical?

A paixão pela música veio aos poucos. Nada daquela ideia romântica de ter nascido com o dom ou talento.

Comecei a estudar música na adolescência aos 14 anos (bem tarde para alguns) e desde então venho nutrindo essa paixão, essa vocação por anos. Assim, a ideia de música e profissão foram se aproximando e pude enxergar como viver de música.

Posso dizer que continuo aprendendo e nesta trajetória o PROFESSOR DE MÚSICA foi e continua sendo essencial.

Praticamente todo dia aprendendo coisas novas. Pelo violão, meu instrumento, foi também na adolescência que comecei a estudar.

Mas tive o privilégio de conhecer bons professores desde o início, pude estudar música com eles, frequentar concertos dos mais variados instrumentos e ver vários shows de música popular.

Ter amigos e colegas com quem podia partilhar os interesses também foi e continua sendo importantíssimo. Por isso, posso dizer que depois destes anos a paixão é pela música mesmo, não importa o estilo musical!


2) Qual música pode pode ouvir no repeat sem se cansar (ou ficar doido)?

8 perguntas sobre música e profissão de educador musical - uma pequena entrevista 1

No geral desde que eu goste da música, posso colocar no repeat qualquer uma. Depende do momento.

Mas no ano passado, 2018 ouvi inúmeras vezes a ária das variações Goldberg de J.S Bach.
E em 2017, a música que mais ouvi foram as músicas de Clarice Assad.

No meu blog há uma lista das músicas que mais ouvi nos últimos 4 anos. Clique no texto em vermelho em destaque ou acessem andersonreiss.com.br para lerem o texto onde falo com detalhes sobre isso.

3) Conte-nos sobre a aula mais difícil ou desafiadora que você já deu !

A aula mais desafiadora aconteceu há poucos dias, tive que preparar estratégias que pudesse abordar vários tipos diferentes de alunos, contemplando a diversidade de cada um para ensiná-los música e percepção musical.

Passei muitas horas relembrando, lendo, estudando, pesquisando em arquivos pessoais, artigos científicos, seminários e vendo vídeos para preparar estas estratégias.

Fiquei muito nervoso durante a preparação da aula e também durante à aula. Estava sendo avaliado. Mas no final consegui dar uma boa aula, fui bem avaliado e fiquei feliz por passar por este desafio.

música e profissão um desafio


4) Qual, na sua opinião, é o instrumento/técnica vocal mais difícil de tocar/aprender e por quê?

O instrumento mais difícil é o próprio corpo. 

Pois é preciso aprender movimentos novos, refinar os já apreendidos, sentir, observar, conseguir se auto-avaliar, conseguir se ouvir, relaxar durante o aprendizado ou a prática, aprender a respirar conscientemente.

Manter-se concentrado por longos períodos, ter disciplina para voltar e praticar todos os dias. O instrumento mais difícil é o domínio do próprio corpo. Por essa razão considero o instrumento mais difícil.

5) O que você considera ser a chave para o sucesso do aprendizado?

Persistência! Não importa o quão difícil é. Realizar a tarefa repetidas vezes, dia após dia, é que é a chave ou tal segredo.

Não pare, tenha um professor para te ajudar e orientar nos estudos . Com o tempo os resultados vêem.

6) Cite três artistas que você amaria compartilhar um palco junto! 😀

Só três é pouco hein?! Mas se pudesse dividir com o duo Assad, Mônica Salmaso e o Iron Maiden seria pra lá de interessante, seria mágico! Seria inesquecível! Só aí já foram uns 7 artistas.

Mas há tantos artistas e amigos fodas que me inspiram que só de ter a oportunidade de fazer música juntos já é um grande aprendizado.

7) Divida conosco uma história engraçada referente à sua profissão…

Engraçadas são várias e acontecem quase todos os dias. Mas lembro de uma que aconteceu num momento de lazer, ao assistir um recital de violão que foi única.

Estava assistindo um concerto de violão e no momento das palmas, quando o violonista se levanta e agradece o público, a calça do violonista começou a cair e ele rapidamente conseguir segurar.

Foi engraçado demais, mas no final todos riram.

Lembro também de ver um concertista renomado de violão, que ao finalizar o seu concerto, guardou o violão no camarim e quando foi retornar para apreciar outros concertistas da noite, eis que ele surge, repentinamente “trupicando” e quase caindo.

Imaginem, um sujeito grande e alto aparecendo desta maneira. A platéia de fãs sem entender começou a aplaudir mais forte para que ele não ficasse sem graça.

Ainda bem que foi só um susto e ele não caiu e nem se machucou.

8) Qual seu segredo para ser um professor com um fã clube de alunos?

É gostar genuinamente de ajudar as pessoas a descobrir um pouco mais sobre música.

Sentir-se feliz com o aprendizado do aluno, felicitar-se com as pequenas vitórias que são percebidas em cada aula. Isso por si só já atrai a energia necessária para o envolvimento com cada aluno.

Assim, passando essa energia positiva, que a música pode gerar, os alunos aparecem, indicam e falam bem da aula e da pessoa que, eventualmente, o professor possa ser.

Se você achou algo interessante sobre o que respondi sobre música e profissão, e gostaria de comentar ou perguntar escreva na área reservada aqui desta página. Participe e deixe eu saber o que você pensa.





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