Dicas de violãoUKULELE DICAS

Professor particular de violão saiba as 5 vantagens de estudar com um profissional – a 5ª a mais importante

texto com letras garrafais com o título 5 vantagens de ter um professor particular de violão guitarra ukulele - imagem de um adolescente tendo a sua primeira aula de violão com o professor bem atento as posições no violão

Contratar um professor particular de violão pode te auxiliar a desenvolver habilidades que nunca imaginou.

A vida nos impõe inúmeras responsabilidades: família, trabalho, estudos.

Aprender música sozinho, ou por vídeos na internet, no youtube, é possível, porém com todos os compromissos do dia a dia é comum deixarmos de realizar práticas, que deveriam ser constantes, por não conseguirmos administrar o tempo e a disciplina para focar no que se quer aprender, no caso, a tocar um instrumento.

Entretanto, com uma ajuda externa, de um professor particular de violão, podemos ter outra perspectiva.

O profissional será o seu orientador, com ele é possível aprender como estudar, a criar uma rotina mais eficaz para suas práticas, e de acordo com o seu perfil, e como lidar com as várias habilidades do aprendizado musical.

Sem falar nas dificuldades que as pessoas colocam para si próprias, quando pensam que já estão com idade avançada para aprender a tocar um instrumento, violão/música.

Inclusive, existem ditados populares que dizem:

“Macaco velho não aprende arte nova”

e

“cachorro velho não aprende truque novo”.

Algo do tipo (a la chapolin), muitas vezes é repetido sem pensar e levianamente. 

ditados e frases a la chapolin - O professor particular de violão

Por isso, é muito vantajoso contar com a orientação de um bom professor de música. Aquele que vai te ajudar a traçar rotas e objetivos para o seu desenvolvimento musical e propor desafios, que não são muito fáceis, e nem tão difíceis. 

Então, pensando nisso listei as 5 vantagens de estudar com um professor particular para alavancar o seu aprendizado musical, seja fazendo aulas presenciais ou online. 

É uma lista simples, que inclusive me fez lembrar do meu percurso como aluno tanto em cursos na casa de música de Ouro Branco(cidade Natal), assim, como na graduação em música (2014) e no mestrado em performance musical (2017), ambos cursados na UFMG. 

Por fim seguem as 5 vantagens de estudar com um professor particular.

5 vantagens de ter um professor particular – #1 eXPeriência

O professor tem experiência de anos em diversos pontos do desenvolvimento musical e isto vai estar disponível para te ajudar a aprender a tocar o seu instrumento.

Claro que me refiro a um bom professor, que passou por uma formação musical sólida, seja ela formal ou não, ou que tenha uma longa carreira de ensino de música.

O professor vai te ensinar os “caminhos das pedras”, vai conseguir preparar o repertório e as técnicas para cada estágio, seja  para iniciantes em música ou para iniciantes no violão/ukulele, que são os instrumentos que ensino. 

Antes de começar com um professor particular de musica é interessante atentar para a experiência do professor. Saber onde estudou, com quem se aperfeiçoou e que tipo de música ele toca. Deste modo o aluno pode aprender muito mais com o professor escolhido.

5 vantagens de ter um professor particular – #2 velocidade

Sabe a experiência que citei acima (XP, para os nerds)? Com ela (XP) o professor particular vai auxiliar o aluno e como consequência ele poderá aprender muito mais rápido. 

O professor já passou por dificuldades que você não precisa passar, uma vez que terá passado por aspectos semelhantes anteriormente e sabe o caminho das pedras, como já dito. 

Assim, o professor de música vai ensinar o posicionamento correto do corpo em relação ao instrumento. Por exemplo, com o violão/ukulele, que ensino considero fundamental dominas as seguintes técnicas:

  •  segurar bem o instrumento;
  • Saber posicionar-se as mãos esquerda e direta;
  • Saber onde e como sentar-se corretamente ;
  • Saber como afinar o  instrumento corretamente violão/ukulele;

Estas são apenas alguns exemplos e isso o professor saberá ensinar com tranquilidade. 

O professor particular de violão vai te ensinar com traquilidade, diria o juninho da van
O professor de música vai te ensinar com traquilidade, diria o Juninho da van

Para quem quiser fazer aulas de violão, ukulele ou guitarra em BH acesse este link para saber mais, preenchendo o formulário já adiantamos bastante nova conversa. CLIQUE AQUI

5 vantagens de ter um professor particular – #3 exclusividade

Com um atendimento individualizado o professor particular de violão/ukulele (seu instrumento) pode ensinar aquela música que tanto ama; sabe aquela música que só você curte ou aquela preferida da sua lista? Então, é essa!

Assim, não há dúvidas que a exclusividade é um grande diferencial para aprender a tocar qualquer instrumento para qualquer um em qualquer estágio. 

Na verdade, creio que para tudo. Por exemplo, quando tive a oportunidade de estudar inglês com um professor particular aprendi muito rápido.

Posteriormente estudei inglês em uma turma, a diferença era muito grande, o aprendizado era mais lento e não tive a exclusividade que tinha antes.

Para ser bem claro, sem sombra de dúvida há outros benefícios de estudar em grupo, mas isso é assunto de outra “conversa”. 

5 vantagens de ter um professor particular – #4  + música – instrumento

A vantagem número 4 se refere ao entendimento musical. Os bons professores tem um conhecimento musical que vão muito além do instrumento que eles tocam ou ensinam. 

Para aprender música bem você precisa aprender mais do que instrumento em si, mas aprender música, a linguagem musical.

Aprender musica é o que realmente importa, pelo menos é o que eu acho.

O instrumento, como o próprio nome já diz, é apenas um meio para aprender a linguagem musical ou para expressá-la, então não interessa se o aluno quer tocar piano, violão, ukulele, balaika ou shamisen.

O importante é aprender a se expressar através da musica e se expressar musicalmente.

Talvez você até conheça algum músico que admire que consegue fazer música de altíssima qualidade com canetas, caixa de fósforos ou qualquer coisa, não importa o que seja.

Isso só é possível pois, provavelmente, o músico domina, em certa medida, a linguagem da música e, neste caso, o instrumento não importa mesmo! 

5 vantagens de ter um professor particular. #5 conexão – A que considero mais importante

Está vantagem é muito importante. É muito recomendável que o aluno goste do professor, pois a relação presencial professor & aluno possibilita trocas de conhecimento, informação, aprendizagem e diálogo, que se revelam apenas no momento presente.

É um momento crucial, um pra um e extremamente valioso!

Uma excelente conexão entre aluno e professor é um dos maiores benefícios que um estudante pode ter.

Nesta relação todos ganham o professor aprende músicas novas com aluno (outros artistas, músicas e gêneros), o modo como aluno aprende, o que ele gosta e pode melhorar os seus processos de ensino. 

Por sua vez, o aluno, aprende muito com a experiência e saberes do professor. Como ele “enxerga” a música, como o professor aprende a música e as “ferramentas” intelectuais que o seu professor particular possa ter. 

Em alguns casos é importante que o aluno conheça a visão de mundo do professor particular, pois, de alguma maneira, o aluno também será influenciado por ela. 

E, me lembro muito bem de ter tido grandes ensinamentos musicais quando meus professores de musica particular não estavam ensinando música diretamente.

Este momentos foram muito importante e tenho certeza que estas influências contribuíram para a pessoa/profissional que sou atualmente.

Em resumo, é melhor ter uma aula de música com um professor particular que o aluno admire, além do profissional que ele possa ser, mas, também pelo caráter e pela pessoa que o professor é.

Pois, não adianta fazer aula com um exímio músico/professor se o aluno não o admira o bastante, ou que ele tenha pensamentos e visões que são muito diferentes. 

Sem dúvidas há inúmeras outras vantagens que podemos considerar ao ter um professor particular de música.

A seguir apresento um breve resumo do texto as 5 vantagens de ter um professor particular de música.


Na imagem possui um resumo do post 5 vantagens para ter um professor particular de violão_ukulele_guitarra - está em forma de infográfico - contem 5 ilustrações
Resumo do post 5 vantagens de ter um professor particular de violão/ukulele/guitarra

Você saberia me dizer quais seriam estas vantagens? Deixe o seu comentário logo abaixo.

Muito obrigado por ler até aqui.

2 comentários sobre “Professor particular de violão saiba as 5 vantagens de estudar com um profissional – a 5ª a mais importante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.