22 dicas de onde ouvir música de graça em BH

22 dicas de onde ouvir música de graça em BH 1


A apreciação musical é a atividade musical mais acessível e democrática que existe. Lembro de participar de concertos memoráveis quando adolescente em Ouro Branco – MG, minha cidade Natal.

E foi através das atividades da Casa de Música, dirigida pela Kenia Libânio, que pude adentrar no universo sonoro da música erudita, mesmo estando no interior. 

As oportunidades que tive de ouvir diferentes tipos de música, clássica, popular, cantada e instrumental, foram um momento oportuno de experimentar meu gosto musical e criar novas referências musicais. Inclusive falo um pouco delas neste post.

Talvez pela relativa simplicidade da atividade de apreciar música e pela relativa banalização da escuta seja esta ação que mais passa sem a devida atenção das pessoas. 

É verdade que raramente paramos para ouvir música, e só ouvir música.

Na adolescência fazia isso com frequência, não tinha Internet, tinha mais tempo, e um dos meios de acessar a música não ao vivo era através da escuta de rádios e cds. 

Os cds possuíam um encarte, que continha a letras das músicas, fotos e informações técnicas sobre o trabalho.

Então, lembro de  sentar, colocar o CD no aparelho de som e ouvir. 

Com os celulares espertos, plataformas de streaming de música, youtube, vídeos e com as diferentes redes socais, temos uma nova forma de recepção da música.

Assim com estes, não tão novos, meios a nossa escuta pode ter mudado um pouco, o que possui aspectos positivos e negativos. 

No entanto, mesmo com toda essa mudança comportamental e das mídias, o melhor modo de ouvir música, ainda é, ao vivo. 

Ouvir música ao vivo possui  a interação e a emoção do momento e, além de tudo, a energia é sentida na hora sem intermediários entre você e o artista/música.

O corpo vibra, os cabelos arrepiam, os olhos vidram, os pés se mexem sozinhos marcando o pulso da música.

Por isso, acredito que a apreciação musical seja a mais acessível forma de prática, e claro, prazerosa também. 

Além disso, para quem estuda música, seja por hobby ou profissionalmente, constitui a apreciação musical uma atividade que deve ser praticada constantemente.

Assim, afim de auxiliar aos que desejam ouvir música também com a pele fiz uma pequena lista, aliás, imcompletíssima, pois não conheço todos os possiveis cenários musicais de Belo Horizonte.
Ah, quem me dera saber! 

Inclusive gostaria da sua ajuda, se você conhece um local com música boa e gratuita contribua nos comentários deixe lá a sua indicação.

Onde ouvir música boa e de graça em BH 

O que muita gente não sabe ou pelo menos, eu acho que não sabem, é que em Belo Horizonte há vários lugares onde pode-se ouvir diversos artistas, e muito bons, sem pagar nada. 

Isso mesmo, são shows, recitais e concertos gratuitos. Isto não quer dizer que estes eventos não tenham nenhum custo, mas com certeza, você pode ouvir música de excelente qualidade e sem pagar nada para ter acesso aos shows.

Infelizmente, esses locais, onde podemos ouvir esses artistas gratuitamente, não estão tão cheios como, eu acho que deveriam, por diversos motivos. 

Mas com certeza um dos motivos é que as pessoas não ficam sabendo dos eventos, ou a divulgação não é abrangente o bastante. 

Investir em divulgação é caro e não é garantia de casa cheia, sem falar que como os shows, recitais e concertos são gratuitos, provavelmente, o orçamento é bem reduzido, ou até  mesmo não tem orçamento. 

Eu mesmo já me apresentei em algum destes locais e sei que os artistas às vezes se quer ganham um cachê, e se não há como remunerar os artistas,  que são a parte principal do evento, muito menos terá recursos para a divulgação. 

Então surge a pergunta, se não há cache por qual motivo os músicos se apresentam? 

Os músicos, as vezes, estão divulgando um trabalho recente, lançando CDs, shows, testando uma proposta artística, ou estão ligados alguma instituição, como universidades, fundações e neste caso há uma outra fonte financeira de recursos etc. 


São diversos artistas o ano todo se apresentando e há locais que possuem mais de um evento por semana, como, por exemplo o conservatório de música da UFMG.  

Além disso, a cidade possui vários festivais anuais de música onde há shows gratuitos, e vou tentar  relacionar os que conheço aqui.

Então, vamos descobrir onde podemos encontrar tais músicos. 

Onde ouvir música de graça em BH – Locais

22 dicas de onde ouvir música de graça em BH 2
Ouvir música ao vivo ainda é a melhor maneira de consumir música.

1 – Conservatório de música da UFMG

Neste espaço há diversos eventos (Shows, recitais e concertos), por exemplo, há o programa Palco Livre (às quintas-feiras 19:30) o quarta cultural (no horário do almoço 12:30)e a Série Performa. 

Possui uma programação extensa toda semana, apenas o conservatório já é um excelente local de música em BH.

Visite o site e fique por dentro da programação do conservatório.

 https://www.ufmg.br/conservatorio/paginas/programacao_agenda_semana.html#

onde:  Av. Afonso Pena, 1534 – Centro, Belo Horizonte.

2 – Sala Minas Gerais 

Série concertos para Juventude Os concertos para juventude acontecem aos domingos às 11 da matina.

É um evento familiar e pedagógico, a principal função é proporcionar ao ouvinte leigo uma introdução ao universo da música de concerto.

Você pode pegar até 4 ingressos na bilheteira ou chegar mais cedo no domingo e pegar a sua entrada, esgotam rápido, fique atento. 

DICA:

No dia do concerto algumas pessoas devolvem os ingressos que pegaram, muito provavelmente, se você dê sorte conseguirá um. Já fiz isto várias vezes e deu certo! 

Há também uma série de música de câmara, que são musicas tocados por um grupo menor de músicos, dois ou mais.

Esta série também possui concertos gratuitos e os concertos acontecem na terça à noite.

Mais detalhes sobre os concertos podem ser vistos no link abaixo.

 https://www.filarmonica.art.br/concertos/agenda-de-concertos/?_ingresso=gratuitos&_local=&_compositor=&_categoria=&_funcao=&_filtro_concertos=true#filtro

onde:  Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto.

3 -Teatro da Assembléia

Segunda Musical, esse programa acontece nas segunda-feiras 20 h. São concertos variados executados, geralmente,  por jovens, mas os programas são alternados e músicos experientes também compõem a programação. 

Ótimo para começar bem a semana. onde:  R. Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho

4 – Zás

Nessa programação você vai poder ver os shows dos nossos artistas belo-horizontinos em seus trabalhos autorais.  O projeto Zás acontece às quintas-feiras, 19 horas.

https://www.almg.gov.br/almg_cultural/onde: R. Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho

5 – Centro Cultural da UFMG

Este espaço possui uma programação de shows, concertos, oficinas, cinema. 
Fique por dentro ou pelo site ou através do Facebook. 

https://www.ufmg.br/centrocultural/index.html
https://m.facebook.com/centroculturalufmg/

onde:  Av. Santos Dumont, 174 – Centro, Belo Horizonte

6 – Campus UFMG Pampulha 

No Campus da UFMG há pelo menos três programas de música fixo. O Quarta doze e trinta e No cair da tarde, acontecem na Praça de serviço do campus Pampulha. O quarta doze e trinta dispensa apresentações, é na hora do almoço. O Cair da tarde, é apenas uma vez por mês as quintas-feiras. 

7 – Escola de Música da UFMG 


Na escola de música da UFMG,   no CAD 2 perto da FALE, todas às quartas-feiras acontece o Viva música, nesta programação há concertos de música popular e erudita tocados pelos corpos artísticos da escola, big band, orquestra, grupo de percussão, coral de trambone, coro de câmara etc. 

Os concertos é precedido de uma palestra que na maior parte das vezes tem relação com o concerto seguinte.

É aberto para toda a comunidade, não paga nada. Só chegar e sentar.

Além disso, há diversos outros shows que acontecem fora da programação normal.

Que não há como citar aqui, são recitais de alunos dos diversos instrumentos, ou programações especiais etc. 

No Campus da UFMG há sempre programações especiais, comemorações diversas onde há shows gratuitos.

Já vi shows do Egberto Gismonti, Monica Salamaso, Milton Nascimento etc. 

https://www2.musica.ufmg.br/onde:  Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte 

8 – Escola de Música da UEMG

A escola de música da UEMG é uma das instituições, junto com a escola de música da UFMG, uma das principais formadora de músicos de BH.

Possui uma extensa programação musical, mas infelizmente não possui regularidade. Aí entre no site e confira a programação.

https://esmu.uemg.br/

onde:  R. Riachuelo, 1351 – Padre Eustáquio, Belo Horizonte.

9 – Palácio das artes 

O palácio das artes dispensa apresentações, no local acontece diversos shows e eventos gratuitos. Os de música destaco os da Sinfônica ao meio dia, e os concertos no parque central.


https://fcs.mg.gov.br/

onde:  Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG

22 dicas de onde ouvir música de graça em BH 3
Praça da liberdade em Belo Horizonte local onde sempre tem shows gratuitos, ao redor da praça ainda tem diversos museus que possui programação musical.

10 – Museu Gerdau – Museu de Minas e do Metal 


Ensaio aberto

O ensaio aberto, que não é bem um ensaio nada, é um show que acontece na cafeteria do museu de minas e do metal, os artistas selecionados são de ótima qualidade e estão buscando expandir sua atuação e se fazerem conhecidos. 

O café do museu é excelente e não deixa de ser uma ótimo oportunidade de sentar, tomar um chá ou um café e se entreter com a música dos músicos Belohorizontinos.


https://www.mmgerdau.org.br

onde: Praça da Liberdade

11 – PUC – noites musicais 


Concertos Dominicais Peter Lund

onde: Teatro Padre de Man (rua Rio Comprido, 4.580 – Coração Eucarístico.

12 – Centros culturais de Belo Horizonte


Em BH há diversos centros culturais em praticamente em todas as regionais do município. 

Há diversas atrações musicais, algumas das quais, são feitas pelo próprios moradores que frequentam os centros culturais. 

É uma excelente oportunidade para conhecer os talentos escondidos do seu bairro, já conheci poetas, compositores, pintores, músicos etc.

Além disso nos centros culturais possui diversas oficinas, inclusive aulas de violão gratuitas, aulas de dança, palestras etc.

Quer saber qual é o mais perto da sua casa? saiba no link: 

https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/centros-culturais

Agora vou listar os grandes eventos de música gratuitos.

Onde ouvir música de graça em BH
Eventos
 de Música


13 – FIV – Festival internacional de violão


O FIV já acontece muitos anos em BH e é sempre uma oportunidade de ver grandes músicos do violão instrumental, o festiva acontece de 2 em 2 anos e além dos shows promove palestras e masterclasses de violão, o que atrai jovens estudantes de violão de todo o Brasil.


https://www.festivaldeviolao.com.br

onde: Vários pontos da cidade


14 – BH instrumental 

O BH instrumental é uma série de shows que seleciona músicos instrumentistas de Belo Horizonte para fazerem um show na praça Floriano Peixoto no bairro Santa Efigênia. 

Os shows são gratuitos e os músicos selecionados praticamente “abrem” o show de algum outro instrumentista mais renomado.
https://www.veredasproducoes.com.br/category/bh-instrumental/
onde:  Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia

Jovem músico BDMG

Os recitais do jovem músico BDMG destaca os jovens instrumentistas eruditos que passam por um criterioso processo de seleção. 

Nestes recitais os jovens de diferentes instrumentos compõem um mesmo concerto diverso ideal para quem gosta de variedade.


https://www.bdmgcultural.mg.gov.br/index.php?link=2&id=32

onde:  Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes.

15 – Jovem instrumentista BDMG


Este programa é uma seleção de instrumentistas de Minas Gerais. Os músicos precisam compor e arranjar muito bem, e são avaliados por uma criteriosa banca de jurados.

Pra se adentrar no universo instrumental contemporâneo de Minas, é imprescindível prestar a atenção nos selecionados e nos vencedores do programa.


https://www.bdmgcultural.mg.gov.

onde:   R. Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia, Belo Horizonte

16 – I love jazz 

22 dicas de onde ouvir música de graça em BH 4
A praça do Papa no mangabeiras é um local onde uma vez por ano acontece o I Love Jazz

O I love jazz é super festival que geralmente acontece num final de semana na praça do papa que fica no bairro Mangabeiras. Geralmente, grandes nomes do gênero nacionais e internacionais são convidados. E ainda na praça possui uma vista interessante da cidade. 


DICA – Se for não deixe de levar o seu agasalho, pois é um dos pontos mais frios da cidade também.https://www.ilovejazz.com.br

onde: Praça do Papa – Mangabeiras.

17 – Savassi Festival Jazz

Tradicional na Savassi o Festival de Jazz possui várias atrações que acontecem na rua, o que deixa o evento ainda mais interessante. 

Possui uma excelente programação voltada para as crianças. Sem dúvida é dos grandes festivais da cidade..https://savassifestival.com.br/home/

onde: Vários pontos da cidade, mas essencialmente na Savassi e região centro-sul.

18 – Virada Cultural de Belo Horizonte 

A virada cultural é praticamente um dos maiores eventos culturais de Belo Horizonte.

Envolve uma estrutura imensa e possui eventos praticamente para todas as tribos seja ela de música, teatro, dança etc. A virada cultural é uma ótima oportunidade de ver diversos artistas locais. 
https://viradacultural.pbh.gov.br/

onde: Hipercentro de Belo Horizonte

22 dicas de onde ouvir música de graça em BH 5
A praça sete no centro da cidade

19 – Festival de inverno da UFMG 

O festival de inverno possui uma extensa programação que acontece no mês de julho. São diversas atrações e a música com certeza é uma delas.

Há também atividades participativas como oficinas e palestras.

https://www.ufmg.br/festivaldeinverno/

onde: Vários pontos da cidade

20 – Festival de verão da UFMG 

O festival de verão da UFMG acontece geralmente em fevereiro e possui uma agenda bem diversa de espetáculos musicais e teatrais, e também  proporciona oficinas, palestras, workshos e rodas de conversa.


https://www.ufmg.br/festivaldeverao/

onde: Vários pontos da cidade

21 – Sons da cidade – Mostra Internacional de violão de Belo Horizonte

Na sua primeira edição em 2019 o festival promove concertos de violão instrumental, erudito e popular, além de rodas de conversas com os músicos convidados.


https://institutoabrapalavra.com.br

Onde: Conservatório de Música da UFMG.

22 – Rodas de Choro em Belo Horizonte – Onde ouvir música de graça em BH

Belo Horizonte também possui uma forte tradição de choro. São diversas rodas que acontecem semanalmente.

Dá pra dar um rolé quase todo dia na cidade e ouvir os mais diversos chorões.
No site do clube do choro de BH há as principais rodas da cidade.

Acesse –  https://www.clubedochorodebh.com.br.

Mas fiz uma pequena lista:

Confira abaixo uma lista com bares com programação de choro na capital:

  • 1 – Choro do Jura: quarta-feira, 19h, na Cervejaria Viela – Juramento 202, Rua Juramento, 202, Pompeia;
  • 2 – Choro Amoroso: quarta-feira, 22h30, n’A Casa de Cultura – Rua Padre Marinho, 30, Santa Efigênia;
  • 3 – Choro Nosso: quinta-feira, 19h, n’ O Muringueiro – Rua Juacema, 416, Bairro da Graça;
  • 4 – Roda de Choro: quinta-feira, 19h, na Cervejaria Medeiros – Rua Tabaiares, 26, Floresta;
  • 5 – Roda do Padreco: sexta, 19h, no Botequim Vila Rica – Rua Vila Rica, 637, Padre Eustáquio.

Outra forma de se manter informado nos mais diversos eventos de Belo Horizonte é através dos seguintes links:

https://www.soubh.com.br/
https://www.guiabh.com.br/agenda


É bem provável que você saiba quase de tudo através destes links acima. Nesta postagem há apenas um breve levantamento das diversas oportunidades de onde ouvir música de graça em BH.

A cidade possui um cenário muito mais diverso, ainda bem! 

Não inclui rodas de samba, pagode, eventos da cultura rap, forró, manifestações populares em geral, e dos músicos autorais.

Vários eventos aparecem e infelizmente não possui continuidade por falta de recursos. Se souber de algum evento ou local relevante, contribua! 
Vou adorar conhecer novos lugares de onde ouvir música de graça em BH.

22 dicas de onde ouvir música de graça em BH 6