Sem categoriaviolão

Corda Nova – quarteto de violões

Quarteto de violões Corda Nova se apresenta na séria manhãs musicais na FEA (fundação de educação artística)

A musicalidade e amizade foram se estreitando a medida que ensaiávamos e não eram poucos ensaios. Duas vezes na semana com uma duração média de 3 horas. Foram uns 3 meses e uma duas semanas antes da estréia do concerto a gente dá um gás a mais. Os ensaios são mais longos, fora a música é preciso ensaiar a movimentação no palco, os comprimentos, as trocas de afinação, isso para deixar o concerto o mais redondo possível. Então no dia 19 de abril de 2015 estreamos o concerto Música das Américas. O audio do link acima é uma das peças que tocávamos no concerto.

Quarteto de violões Corda Nova – “A Música das Américas”

O Corda Nova começa a trajetória de “A Música das Américas” voltando aos anos 80 para revisitar grandes clássicos do repertório contemporâneo para grupos de violões, como as célebres Paisagens Cubanas de Leo Brouwer, e caminha em direção ao século XXI com o clássico belorizontino Shama, de Sérgio Freire, dos anos 90. Cruza a fronteira dos anos 2000 para trazer obras de composição mais recente, de norte a sul
do continente: Dos Estados Unidos, “Composure”, que, como as Paisagens e talvez Shama, se coloca como continuadora da tradição do minimalismo em música. A obra mais recente ainda não completou 3 anos de idade: Un Mismo Mí, de Germán Brull, foi composta para o Corda Nova e estreada nesta mesma sala, em 2012. Do Brasil, além de Shama, temos as Miniaturas e Ahnk de Roberto Victorio, através das quais o ouvinte pode situar um pouco da música brasileira em relação às Américas ao longo de todas estas décadas. Ao fim do concerto, esta viagem nos terá conduzido pelos atraentes territórios das estéticas contemporâneas que buscaram renovar a relação da música com o público, mostrando que a “música contemporânea” está, de fato, ao alcance de todos.

 

PROGRAMA: “MÚSICA DAS AMÉRICAS”

LEO BROUWER, CUBA . PAISAJE CUBANO CON LLUVIA (1983)
GERMÁN BRULL, ARGENTINA . UN MISMO MÍ (2012)
SÉRGIO FREIRE, BELO HORIZONTE . SHAMA (1989)
ROBERTO VICTORIO, CUIABÁ . BR AHNK (2011)
. V MINIATURAS (1984)
AARÓN MARTÍNEZ, MÉXICO .CÉLULA (2010)
LEO BROUWER, CUBA . PAISAJE CUBANO CON RUMBA (1984)
KYLE GANN, EUA . COMPOSURE (2008)

Sobre o quarteto de violões Corda Nova cliquem aqui

 

0/5 (0 Reviews)