Dicas de violãoUkulele

EM QUANTO TEMPO APRENDO A TOCAR UM INSTRUMENTO?

Em-quanto-tempo-aprendo-a-tocar-violão

Em quanto tempo aprendo a tocar violão, ukulele ou guitarra? Em quanto tempo aprendo a tocar um música? Quanto tempo leva para eu saber efetivamente música?

Essas aparentes simples perguntas merecem uma resposta um pouco mais fundamentada.

Várias pessoas que querem aprender a tocar um instrumento, ou o que em algum momento cogitou aprender tocar ukulele, violão, guitarra ou aprender a cantar, dançar, pintar, desenhar, desenvolver qualquer outra atividade artística, já se fez essa pergunta mais cedo ou mais tarde. E é sobre esta que vou esclarecer a seguir.

Como tudo na vida; depende. Depende de quanto tempo disponível você tem para praticar; depende de quais foram suas vivências musicais, se você tem alguém na família que toca, se você canta em casa, no chuveiro, na rua.

Depende do seu envolvimento com a música de forma geral; do quanto; do quê; e como você consome música.

Definitivamente, qualquer experiência musical que você teve vai contribuir para a sua aprendizagem de um instrumento.

Assim sendo, se a sua mãe cantava para você ou se os seus pais ouviram ou ouvem muita música em casa você será influenciado.

A prática religiosa pode te influenciar musicalmente, por exemplo, quando ela é parte importante do ritual que você participa, independente de religião.

Ser da memória

Aí você me pergunta: “Por qual motivo essas vivências vão influenciar o meu aprendizado musical?”

Por que somos seres da memória, ou seja, somos o que fizemos, experienciamos e o que escolhemos ser há alguns segundos.

Sem nossa coleção de memórias não somos ninguém.

Não é por acaso que o poeta argentino, Jorge Luis Borges, disse:

“Somos nossa memória, somos esse quimérico museu de formas inconstantes, esse montão de espelhos rompidos.”

E o poeta colombiano ainda nos diz poeticamente sobre a memória:

“A vida de uma pessoa não é o que lhe acontece, mas aquilo que recorda e a maneira como o recorda.” -Gabriel García Márquez

Assim quando começamos a aprender a tocar um instrumento, inconscientemente ou não, vamos buscar, relembrar, refrescar essas memórias musicais e trazê-las à tona no instante do agora.

E, quanto mais suas memórias musicais forem afetivas, posso afirmar que melhor será para o seu desenvolvimento. E, é por isso, que não dá pra responder rapidamente uma pergunta que parece ser simples.

No entanto, aprender os elementos básicos da música podem levar menos tempo que você imagina.

Pense por um instante: “Quanto tempo que você acha que pode levar para aprender estes elementos básicos?” “Talvez, dois meses?” “Pode ser!”

“Acho que levam três meses… ou seriam seis meses?” “Pouco tempo, não é ?!” “Acho que vai levar um ano…Sim, um ano para aprender os elementos básicos.” O que você acha?

EM QUANTO TEMPO DEMORA PARA APRENDER A TOCAR VIOLÃO
em quanto tempo aprendo a tocar violão

Em quanto tempo aprendo a tocar? As primeiras 20 horas

Primeiramente, isso vai depender do que você considera aprender e quais são as suas referências de aprendizado.

Mas um certo camarada, desses americanos nerdões, tem um pensamento interessante sobre o aprendizado.Ele é daqueles caras que querem sempre estar aprendendo alguma coisa.

Segundo Josh Kaufman, são necessários apenas 20 horas de prática consciente para sair do conhecimento zero até um conhecimento básico.

Não é tanto tempo assim, não é mesmo?

Se puder, confira o vídeo do link abaixo, para entender melhor estas ideias, assistindo uma palestra dele (Josh Kaufman) no TED siga o link a seguir: As primeiras 20 horas

Se o inglês para você não for um problema, ainda poderá responder a essas perguntas no TED sobre a palestra.Clique aqui.

Realmente, não tem como eu responder essa pergunta.

Mas nos cursos de música que ofereço seja ele para tocar violão, ukulele ou guitarra procuro ao máximo ensinar ao aluno uma música já na primeira aula.

Aí você questiona: “Já na primeira aula?” Sim, na primeira aula começamos os primeiros passos para aprender uma música.

E se as suas memórias musicais forem destas férteis, cheia de referências, lembranças e práticas musicais dá para aprender sim uma música na primeira aula.

Se quiser saber como eu posso te ajudar na jornada do aprendizado musical, entre em contato.

Há outro post neste blog onde falo um pouco mais dessa primeira jornada de 20 horas. (clique aqui para ler o texto).

Tenho certeza que vai ser um prazer te ajudar, pois é uma sensação muito boa quando alguém se surpreende com o próprio aprendizado.

Em resumo, como um bebê que ao arriscar os primeiros passos cai no chão e dá risadas pela aventura que acabou de ter passado. Quero te ver rindo assim também ao tocar os primeiros acordes.

Recentemente disponibilizei um curso de violão para iniciantes do qual reuni toda a minha experiência em dar aulas num curso online de violão.

Mais aulas ainda estão sendo produzidas afim auxiliar iniciantes no violão a tocar os primeiros acordes. O. Curso está num preço popular, super acessível e vai ser um prazer te ajudar neste processo.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

Saiba como afinar o seu violão clique nesta frase.  Afinar o violão é uma das atividades básicas que você pode aprender sozinho.

Em quanto tempo aprendo a tocar? Dicas finais

Se você está prestes a enfrentar essa primeira jornada, talvez precise de um violão, saiba como comprar o seu primeiro aqui.

E, se você quer enfrentar essa jornada com o ukulele, saiba qual ukulele comprar clicando na palavra em vermelho.

Quer receber uma tabela para te ajudar a completar as vinte primeiras horas? E aprender a tocar em menos tempo.
Clique aqui, é gratuito!

EM QUANTO TEMPO APRENDO A TOCAR UM INSTRUMENTO? 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.