COMO LER ACORDES NO VIOLÃO? E uma dica infalível de Memorização

COMO LER ACORDES NO VIOLÃO_ Ler cifras 5 passos
Todo iniciante faz essa pergunta: COMO LER ACORDES? Como interpretar corretamente os diagramas e desenhos dos acordes? Como ler cifras?
 
Então, se você tem um violão, guitarra, cavaquinho ou ukulele logo vai precisar saber a como ler acordes, desenhos, diagramas, números e símbolos.Ao final do post saiba como ler acordes no violão corretamente.
 
Para aprender a tocar violão ou guitarra é importante saber ler gráficos ou diagramas de acordes. E, estes diagramas estão por aí em várias páginas de música na internet, é provável que você já tenha visto.
 
Eles são uma ferramenta super legal para você aprender novos acordes. É importante que o iniciante no violão tenha uma folha cheia destes acordes em branco para poder escrever os primeiros acordes e posso recorrer a ela como um dicionário de consulta.
 
 
 
Vou deixar um link com vários para você baixar e imprimir, se quiser. Mas antes é preciso de uma explicação rápida pra você ganhar tempo e aprender de fato como ler acordes e cifras. Vamos lá!

Como ler acordes e cifras no violão?  Em 5 passos

Passo 1 – entenda o diagrama

Os diagramas são uma imagem simplificada do braço do violão. Veja essa imagem abaixo do braço do instrumento.
Na figura, o diagrama representa um braço do violão com seis cordas. Neste caso são as 4 primeiras casas do violão a contar da mão do instrumento.
 

Como ler acordes no violão - diagrama em Branco

Nesta imagem o diagrama está em branco (sem nenhum símbolo), mas utilizamos números e sinais para te ajudar a entender os acordes. Note que a imagem está com a disposição que mais vemos por aí. Mas poderia estar assim também.

Diagrama para cifras n o violão em Branco - Como ler acordes no violão

Qual você acha melhor de ler? Horizontal ou vertical?

Acostume a ler na vertical (como na primeira imagem), é o modo mais utilizado por professores de música e sites de cifras, assim como ler os acordes no seu instrumento não será mais um dificuldade.

Passo 2 – números e símbolos

Diagrama Acorde de Lá Maior - Como ler acordes no violão
 
No exemplo acima vemos o mesmo braço com mais detalhes. Os números representam os dedos da mão que você fará os acordes.
 
Na imagem a seguir é possível ver exatamente quais dedos são esses.

Passo 3 – número dos dedos

números dos dedos no acorde de violão - Como ler acordes no violão
 
Como se vê na figura acima, vemos os números que representarão os dedos da mão que fará os acordes. É SIMPLES!
 
I = indicador n°1
M = médio n°2
A = anelar n°3
m =mínimo ou mindinho n°4

Atenção: Os nomes na mão que toca a escala do instrumento é apenas de referência, normalmente, ao falarmos de música utilizamos apenas os números mesmo.

O polegar na mão que faz os acordes ( geralmente, mão esquerda) não recebe nenhum símbolo ou nome, apenas na mão que fará os dedilhados e as batidas.
 
Então no diagrama do acorde acima cada número representa um dedo:
  •  O dedo 3 vai apertar a segunda corda na 2º casa
  • O dedo 2 deve apertar a terceira corda na 2º casa.
  • O dedo 1 deve apertar na quarta corda na 2º casa.
Assim, com esta posição tem-se o acorde de Lá Maior, aqui representado pela letra A. Esses ”códigos” chamamos de cifras, e são muito importantes para o você iniciante no violão gravá-los rapidamente para acelerar o processo de aprendizagem no instrumento.

Se você é iniciante no violão e quer saber várias formas de como afinar o seu violão corretamente. CLIQUE AQUI.

Baixe gratuitamente um arquivo com braços de violão em branco para você estudar. Clique na Imagem

braços de violão em branco para download gratuito
braços de violão em branco para download gratuito

Como ler acordes no violão?Nome das cordas do violão

Passo 4 – O nome das cordas do violão

Saber os nomes das cordas do violão é indispensável!  No diagrama de cifras é simples de entender, a contagem começa de baixo pra cima.
 
Da mais aguda (corda Mí, mais fina) para a mais grave (também corda Mí, mais grossa).
 
saiba o nome das cordas do violao - Como ler acordes no violão

Nome das cordas do violão

  1. corda – Mí aguda, também chamada de mizinha
  2. corda – Sí
  3. corda – Sol
  4. corda – Ré
  5. corda – Lá
  6. corda – Mi grave, também chamada de mizão

Faça o curso online de violão aprenda tocar em apenas 20 horas, é só clicar aqui neste link e saber mais sobre o curso.

Passo 5 – onde tocar

Diagrama Acorde de Lá Maior - Como ler acordes no violão
 

 

Como se vê na figura acima a bolinha cheia cinza que está alinhada com a quinta corda, nos indica que devemos tocar o acorde de Lá maior a partir da corda Lá para baixo. Como assim? Você pergunta.
 
Então, nem sempre é necessário tocar todas as cordas do violão a todo momento ao tocar um acorde. Dependendo do acorde há sons ou cordas que não devem ser tocadas pois destoam do som do acorde.
 
Por exemplo, no caso do acorde de Lá maior isso não será um problema, mas é melhor ir se acostumando a saber desde o início como ler estas indicações.

cifras decifre-as de uma vez por todas

A cifragem é um sistema de notação musical entre os vários existentes (exemplos: tablaturas, partituras etc).

Neste tipo de notação musical, que é utilizado em massivamente em sites e revistas de violão, são empregadas letras e sinais colocados sobre as letras das canções para designar um determinado acorde no trecho. Por exemplo, como pode ser visto a seguir:

C                       G              Am
         Tire suas mãos de mim
F                          C           
          Eu não pertenço a você

(Será música do Legião Urbana)

É assim que  encontramos na maioria das publicações de revistas para violão e sites da internet como o Cifraclub.(Ainda to cheio destas revistinhas de cifras, rsrs)

As cifras são representações, na maior parte das vezes, dos acordes, mas podem vir representar apenas notas também.

É o caso que acontece com os afinadores, sejam eles em aplicativos de celular, sites da internet ou de aparelhos que são colocados nas mãos dos instrumentos, seja para ukulele, guitarra, violão, baixo etc. Como vemos no exemplo a seguir:

Nestes exemplos vimos com a cifra é utilizada para representar notas musicais na hora de afinar o instrumento.
No entanto, a maior parte das vezes elas são utilizadas para representar acordes (conjunto de notas).

Assim, para saber como ler acordes as cifras são um sistema importante no aprendizado. Largamente utilizado por vários tipos de músicos, bandas etc.
Aprendendo bem este sistema, como ler acordes será muito fácil e você poderá aproveitá-lo em vários contextos diferentes.

A cifra é um sistema muito simples, como pode ser visto na tabela a seguir.

Tabela de cifras

COMO LER ACORDES NO VIOLÃO? E uma dica infalível de Memorização 2
Tabela 1: Cifras, note que são as sete primeiras letras do alfabeto.

Dica: Para memorizar bem o sistema relacione:

COMO LER ACORDES NO VIOLÃO? E uma dica infalível de Memorização 3 COMO LER ACORDES NO VIOLÃO? E uma dica infalível de Memorização 4

O restante você deve guardar por associação. Aí é preciso saber de cor a sequência das sete notas musicais (ver diagrama 1)

Diagrama 1 : Ciclo das 7 notas naturais_como_ler_acordes_no_violão
Diagrama 1 : Ciclo das 7 notas naturais

Guarde essa sequência de trás pra frente também, tipo: dó, sí, lá, sol …

7 dicas para você sempre se lembrar do nome das cifras:

Memorizar as cifras a princípio não é fácil mesmo, mas a medida que você aumentar o seu repertório sabê-las muito bem fará com que seja mais rápido aprender as músicas.

A seguir apresento 7 dicas de como memorizar mais fácil as letras e as notas musicais que elas representam. Vamos utilizar vários substantivos para associar mais fácil os códigos. As palavras devem começar com a letra da cifra que vamos guardar e além disso, conter as sílabas da nota que vamos associá-la;

Por exemplo, para guardarmos o acorde de Dó vamos utilizar a palavra codorna. Inicia com a letra que queremos associar com o acorde de Dó, pode ser a nota também (não se esqueça!).

Assim listei todas as sete primeiras letras/notas e várias palavras. Notem que nem todas as palavras coincidem exatamente com a sílaba do nome da nota, como por exemplo, a nota Sí com letra B e a palavra baSIco. Mas pode ser que você ache melhor por ser uma palavra mais corriqueira.

 

A= Lá – aLArde, articuLAr, aduLAr, aniquiLAr, apeLAr

B= Sí – belísSImo, bonísSImo, bidimenSIonal, báSIco, braSIleiro

C= Dó – ceDO, consumaDO, centraDO, coDOrna

D= Ré – diREtriz, discorREr, derREter

E= Mí – eleMIne, econoMIa, EMÍlia, eliMInatória

F= Fá – FAdo, FAca, fanFArrão, faroFA

G= Sol – guarda-SOL, girasSOL

Algumas destas combinam melhor com a sílaba da nota ou acorde, é verdade, mas, o importante é que você utilize essa dica de memorização para aprender de uma vez por todas.

Se for útil deixe um comentário aqui no post ou me indique uma palavra nova. Vou adorar conhecer novas associações.

Como ler acordes maiores e menores?

Na teoria musical temos vários tipos de acordes. Os acordes maiores e os acordes menores são os tipos de acordes mais importantes e você vai aprender logo algum destes.

Nas cifras para diferenciar se um acorde é maior ou menor utilizamos o “m”(minúsculo). Nos acordes que NÃO possuem a letra “m” consequentemente são maiores. Veja os exemplos abaixo:

C= Dó maior

Cm= Dó menor

A= Lá maior

Am= Lá menor

E= Mí maior

Em= Mí menor

Se você está iniciando no mundo musical por agora saiba que memorizando as informações até aqui já está de bom tamanho. Você não precisa aprender tudo de uma vez. Se aprender bem como ler os acordes, sabendo interpretar bem os diagramas, números e símbolos e memorizar as cifras relacionando com a nota já estará excelente!

As informações que virão a seguir são uma complementação ao assunto e embora seja de igual importância a informação anterior, considero um passo mais para o iniciante. Então vamos lá!

Como ler acordes com números nas cifras?

Os números adicionam informações aos acordes. Como vimos no exemplo acima quando a letra “m” minúscula serve para diferenciar se um acorde é maior ou menor.

Agora os números vão acrescentar mais uma nota no acorde. Veja os exemplos abaixo:

D7= Ré maior com a sétima menor

D9= Ré maior com a nona

A7(13) = Lá maior com a sétima menor e décima terceira

As cifras podem vir combinadas também com o “m” minúsculo, como a seguir:

Dm7= Ré menor com a sétima menor

Em7= Mí menor com a sétima menor

Em7(9)= Mí menor com a sétima menor e nona

Cm7(4)= Dó menor com a sétima e quarta

Não se assuste com o nomes dos acordes. Por ora saiba pelo menos com ler os acordes. Aprender a tocar estes acordes vai exigir que você tenha um conhecimento musical um pouco mais avançado tanto do ponto de vista mecânico, musical e intelectual. Um passo de cada vez.

Como ler acordes com símbolos nas cifras?#não é hashtag, nem jogo da velha, É sustenido!

Alguns símbolos que vemos nas cifras são consequência de outra informação musical, ou simplesmente, da teoria musical. Muitos músicos hoje tem um chilique quanto ao um símbolo musical que para as operadoras de telemarketing era apenas quadrado (esse é o pior) e hoje com a popularização da internet (eba!) chamamos de hashtag.

Portanto, nem quadrado, nem hashtag, nós músicos sabemos muito bem que significa SUSTENIDO, uma alteração musical. Alteração musical? Sim, alteração. Geralmente conhecemos apenas as 7 notas musicais naturais: dó, ré, mí, fá, sol, lá, sí. Como apresentei no diagrama acima. e o #(sustenido) alteram o som natural destas notas.

Assim, essas informações são apenas para exemplificar essa questão e que na verdade não deixam de ser interessante.

Diferença entre a hashtag, sustenido e jogo da velha
Diferença entre a hashtag, sustenido e jogo da velha

O Bemol

Há um outro símbolo o  “b” minúsculo que também altera as notas musicais naturais, comumente conhecido como bemol. Explicar exatamente como acontece essas alterações será assunto de outro post. Fique ligado que em breve escrevo mais um.

Assim, estes símbolos(# ou b) alteram as notas musicais e, portanto, vão alteram também os nossos acordes. Então no caso dos acordes temos o seguinte:

C#= Dó sustenido maior

C#m7= Dó sustenido menor com a sétima menor

Cbm = Dó bemol menor

Ebm7= Mí bemol menor com a sétima menor

F#= Fá sustenido maior.

Embora esta informação esteja aplicada ao violão, como apresentei os diagramas no início, elas podem ser aplicadas para qualquer instrumento musical, se pensarmos nas cifras representando também as notas musicais. A mesma informação teórica relacionada anteriormente servirá para guitarra, ukulele, cavaquinho etc. Considerando claro as especificidades de casa instrumento.

Baixe gratuitamente o seu arquivo de braços de violão em branco aqui.

Como ler acordes no violão? Conclusão

Está aprendendo a tocar violão? Leia esse texto que pode te ajudar a saber em quanto tempo você levará para aprender.
 
Há ainda outros símbolos e indicações que os músicos utilizam nas cifras, mas o sistema de cifras não é um sistema padronizado, assim como é a partitura.
 
Portanto, é bem provável que você encontre outras formas de notar um acorde que a princípio pode causar alguma confusão. Mas saber esse básico que foi exposto acima, provavelmente, fará com que você decifre qual acorde rapidamente.
 
O que você achou deste texto? Deixe logo abaixo nos comentários o quão esclarecedor foi esse post!
 
Até breve!
 

  • Eu nunca consegui decorar as notas, mas hoje, lendo esse post com essa dica de associar a letra da nota com palavras clareou a minha mente de um jeito que você não tem idéia! Consegui aprender e decorar rapidamente! Gratidão é a palavra! Parabéns!!! Que Deus te abençoe!!

    • Que legal Viviane, que ótimo. Fico muito feliz em saber que te ajudei um pouco. Decorar estas informações são um dos primeiros passos para a busca da evolução contínua. Primeiro devemos dominar o básico, os fundamentos aí depois fica muito mais fácil evoluir.

  • Cara muito bem explicado sou iniciante não sabia nada dos acordes e cifras aprendi aqui e agora, agora vou tentar fazer um som com oque aprendi com os acordes maiores e menores para entender melhor para passar para segunda etapa parabéns obgda

    • Olá Daniel, que bom que você gostou. Fazer esses conteúdos dão muito trabalho e fico feliz que tenha gostado. Volte mais vezes e se achar conveniente, compartilhe! Até mais!