Dicas de violão

16 dicas de violão para iniciantes aprender mais rápido

16-DICAS-DE-VIOLÃO-PARA-INICIANTES

Ter um violão na mão ou por perto e não saber tocar nada é quase uma heresia. Por isso, aqui vai umas dicas de violão para iniciantes para você começar logo e tirar os seus primeiros acordes no violão.

Mas se engana quem acha que tocar violão é fácil, ou que não precisa de algumas orientações. Sobretudo, se você é iniciante no violão. Como há sempre perguntas e dúvidas, segue 16 dicas de violão para iniciantes.

Você verá aqui:

1ª. Qual violão para iniciantes comprar? Preciso de um topzera?

Claro que você não vai precisar de comprar um violão top de linha ou um destes mais caros.

Sabe o por quê? Por que você é um iniciante e provavelmente não saberá tirar proveito desta vantagem. Imagina você ter um carro super rápido mas não conhecê-lo ou não saber as técnicas para ser um bom piloto.

Tenho certeza que o lendário piloto Michael Schumacher poderia ganhar de qualquer um de nós mesmo com um carro muito pior, pois ele saberá tirar leite de pedra e tirar proveito de tudo que for possível. E o principal ele tem as técnicas de corrida que aprendeu com o tempo. É algo por aí.

Esta comparação pode ser feita em diversas atividades diferentes. Porém, se o seu poder aquisitivo for um pouco melhor, então comece por um violão melhor, com madeiras boas e bom conjunto de cordas.

Se quiser saber qual violão comprar e leia este texto com várias dicas acesse aqui.

2ª. Dê o seu jeito e arranje um violão

Se você não pode comprar um violão pegue um emprestado. Ainda há muitas pessoas que possuem um instrumento parado em casa.

E uma boa justificativa para dar para estas pessoas é que o violão parado pode acabar estragando, colocá-lo em movimento é melhor. Use este argumento, ele é bom.

Assim, com um violão emprestado você já aprende algumas coisas sobre o instrumento e neste tempo, já vai juntando uma grana. Quando for comprar o seu já saberá melhor como comprar um bom violão. Vai por mim, essa dica é excelente!

3ª. Eu não tenho violão e nem posso comprar um agora. O que faço?

Se você não tem violão e nem pode comprar um violão pode parecer tudo perdido, mas não, tenho algumas dicas. Vamos lá!

Tente juntar uma grana, um violão não é tão caro. Faça trabalhos temporários, trabalhe como garçom, passeie com o cão dos vizinhos, seja babá de algum conhecido, venda alguma coisa que você tenha ou venda algum serviço que você saiba fazer.

Se isso ainda não for possível, experimente trocar ou vender algo que você tenha por um violão. Um celular, um tablet, bicicleta ou qualquer item que valha alguma coisa.

3.1 -Compre um violão usado

Uma boa dica é procurar por pessoas que estão vendendo violão usado no Facebook Marketplace, Mercado Livre ou no OLX. Sugiro que você faça o mesmo, venda algum item que possua valor nestes “locais”.

Sugiro pesquisar por violões usados nos mesmos locais que você anunciar, é sempre mais barato um violão usado do que um novo e você ainda pode negociar com a pessoa.

3.2 – ONGS e Igrejas

Se isso ainda não for possível, a outra solução é a seguinte; veja se não há associações culturais na sua cidade ou região. As vezes ONGs ou instituições cedem um violão enquanto você estiver ligado a elas fazendo aulas. Então fê um google, pergunte as pessoas, se informe.

Igrejas de forma geral sempre precisam de músicos. Assim você pode começar por lá e quem sabe descolar um violão.

Você aprende violão e toca em reuniões da igreja, seja grupos de oração, reflexão/partilha. Pode ser uma interessante forma de aprender.

Foi assim que eu consegui meu primeiro violão, na verdade, foi minha mãe quem conseguiu um violão usado que estava parado na igreja nós frequentávamos, mas isso é outra história, depois eu conto!

Aí se depois de todas essas estratégias ainda não conseguir um violão não tenho mais o que dizer. Se você quer aprender a tocar violão dê o seu jeito.

4ª. Sobre o melhor tipo de corda para iniciantes no violão, cordas de aço ou nylon?

Sem sombra de dúvidas um bom violão para iniciantes são de cordas de nylon. Um violão para iniciantes de nylon é mais macio e você pode aprender mais rápido, pois seu dedo vai doer menos.

Além disso, estes violões são mais comuns. Então nada de cordas de aço.

DIca-1-iniciantes-no-violão- violao para iniciantes
Violão com cordas de Nylon é sempre melhor para iniciantes

5ª. Aquela dor que incomoda os iniciantes no violão, como faço para livrar-me delas?

Criar calos na ponta dos dedos é uma condição essencial para tocar violão ou qualquer outro instrumento de corda.

É normal a dor nos dedos, e segure que vai passar, mas há uma condição para a dor passar, você precisará continuar estudando e quanto maior for a frequência, mais rápido a dor passa.

Keep calm and study guitar.

6ª. Sobre a frequência e quanto tempo devo praticar violão?

O ideal é praticar todos os dias. Se contudo não der, tente estudar pelo menos 3 vezes na semana.

Não precisa ser muito tempo, 15 minutos já faz uma boa diferença desde que seja contínuo. O ideal é marcar um dia e horário na semana pra praticar. E nos finais de semana você estuda um pouco mais.

7ª. Persistência e Dedicação!

Persistência e dedicação são palavras que devem fazer parte da sua rotina, pois há dias que as coisas não vão mesmo. Daí precisamos de persistência e continuar mesmo que estejam ruim.

A dedicação vem junto, o seu compromisso com a tarefa de aprender é essencial. Dedique-se a tocar violão um pouco por dia, por semana e depois de um ano você vai enxergar o quanto você aprendeu.

8ª. Preciso estudar teoria musical?

Se você não estudar teoria musical será como querer caminhar com apenas uma das suas pernas. Você vai se locomover, mas ao longo prazo caminhar com as duas pernas vai te levar muito mais longe. A comparação, eu sei, não é muito boa. Mas a ideia é esta.

É preciso saber nomear as notas, acordes, cifras, entender o vocabulário musical etc. Você pode até tocar alguns acordes, mas o que vai te dar independência de aprender músicas por você mesmo, é saber teoria musical de verdade.

Tendo a prática e conhecendo o básico de teoria musical você conseguirá aprender muito mais. Acredite, não tem muito jeito.

9ª. Como vou saber qual dedo usar nos acordes, dedilhados?

Atenção com qual dedo usar, pois você deve aprender qual dedo utilizar para fazer os acordes, solos e dedilhados.

Já existe um profundo conhecimento musical que chamamos de técnicas que são utilizadas por vários violonistas e que são aprendidas tanto vendo e testando que um iniciante no violão por mais que queira não conseguirá.

As vezes algum solo ou dedilhado pode ser muito mais fácil utilizando os dedos corretos. Aprender os acordes não tem segredo, você faz por você mesmo. Mas se quiser avançar, a longo prazo, será preciso compreender isto profundamente.

Como tocar violão além do básico e conitnuar - dicas de violão para inciantes
Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito. Martin Luther King

10ª. Comece devagar!

Muitos iniciantes no violão não tem a paciência de treinar a si mesmos, afinal é o que precisa quando for estudar sozinho. E acabam querendo tocar músicas que estão muito além da compreensão musical e do desenvolvimento técnico. Vá devagar e sempre, nunca subestime uma música aparentemente fácil no violão.

Há sempre algo à aprender, seja humilde e ouça tudo que puder das pessoas que sabem mais que você. Lembre-se daquela fábula do Coelho ? e da tartaruga ?. Não conhece? [Leia aqui]

11ª. Concentre-se

Quanto maior for a sua capacidade de se concentrar melhor será as suas seções de estudo e mais rápido você vai aprender. A concentração é como um músculo, cada vez mais você consegue levá-la adiante. Então tente sempre que começar a estudar violão focar o máximo que puder. Mesmo que seja por 5 minutos.

12ª. Tenha disciplina

Disciplina é adquirida aos poucos. Todo dia se propondo a sair do lugar, ajuda se você criar um mini hábito para tocar.

Por exemplo, você já prepara o seu chá, garrafa de água para ir praticar. Afina o violão, já vai se acalmando e entrando no clima. Defina algo pra você e teste. Veja se faz sentido. Assim você já vai preparando.

Os mini-hábitos são como rituais. Tenha o seu, crie um mini ritual.

dicas de violão para iniciantes

13ª. Violão para inciantes – Não passe o carro na frente dos bois

É muito comum que iniciantes no violão queiram estudar uma música que gostem bastante mas que é muito difícil. Daí se decepcionam pois como diz o velho ditado popular: “passam os carros na frente dos bois”.

É preciso ter calma, ser humilde e aprender cada habilidade no seu tempo. Comece com músicas fáceis para violão, músicas com poucos acordes, acordes com poucos dedos. Assim será muito mais fácil e divertido tocar violão.

Podemos comparar com a corrida, por exemplo, no caso do esporte é muito óbvio, ninguém que começa correr hoje correrá uma meia maratona (21km) daqui há um mês, mas quando se trata do violão essa diferença não é latente pois são outras habilidades motoras e cognitivas que precisam ser apreendidas. Assim, pense nisso. Será que a musica que você quer tocar não está muito aquém para o momento?

14ª. Ouça discos que tenha violão ou só violão

Assim como para aprender uma língua será muito mais fácil se você morar num país falante da língua, para aprender a tocar violão mais rápido é preciso que você escute músicas que tenha violão. Infelizmente, ainda não há um país ou cidade onde todas as pessoas toquem violão para nos mudarmos para lá. haha!

No Youtube procure músicas com cover de violão, ou guitar cover, se você quer ouvir músicas internacionais. Há vários artistas locais que usam só o violão, veja vídeos deste pessoal. Pesquise e conheça quem são. E se puder vá ouvir música ao vivo, pois esta é a melhor maneira de apreciar música.

Sobre apreciação musical e músicas com violão para ouvir recomendo ler este artigo do qual falo dos meus hábitos musicais no spotfy (LEIA AQUI), tenho certeza que há vários violonistas na minha lista para você ouvir.

15ª. DIVIRTA-SE!

Jamais esqueça de se divertir, afinal essa é uma das finalidades de aprender a tocar violão, se divertir com você mesmo e um violão.

Mas saiba que o violão é um entretenimento, sim sem dúvida é, mas um entretenimento que exige a sua atenção. É muito diferente de ver um filme na Netflix, sei que é obvio, mas não custa relembrar.

Pode ser tão bom quanto ou até melhor, pois afinal você estará se desenvolvendo, saindo do lugar e colocando uma prática que poderá mudar a sua vida para sempre.

Mas só dependerá de você!

16º dica de violão para iniciante Auto-avaliação

Uma ferramenta que hoje está muito mais fácil de praticar devido ao seu dispositivo, o celular e você pode ter como um aliado na prática é o seu celular.

Utilize um gravador de celular para parte sonora e se grave-se muitas vezes. Para você ter uma ideia de como está o seu aprendizado.

Além disto você vai desenvolver a sua apreciação musical por estar se ouvindo.

Grave também vídeos usando o seu celular para você se ver, observar a sua postura, a sua performance. Se grave várias vezes, mas se grave com inteligência. Não grave milhares de vídeos, grave apenas quando você souber que está preparado para isto.

Ou seja, após um certo período de estudo da peça, da música.

17ª. Não se importe com o que os outros pensam

Somos seres sociais e por isso importamos com o que os outros pensam de nós, como sempre, isso tem implicações positivas e negativas. As negativas você deixa pra lá e não dê ouvidos a ela. Infelizmente é comun ouvir alguns ditados populares que dizem_:_

“Macaco velho não aprende arte nova”

e

“cachorro velho não aprende truque novo”.

Algo do tipo (a la chapolin), muitas vezes é repetido sem pensar e levianamente.

ditados e frases a la chapolin - O professor particular de violão

ainda mais se você é iniciante no violão que está na terceira idade ou já passou da sua adolescência.

A gente já fala essas coisas pra nós mesmos, o que é algo extremamente ruim, ainda mais ouvir isso dos outros. E pior quando vem de pessoas próximas como amigos, parceiros, parentes etc.

Então, não ouça as criticas ou palavras que não incentivam, tenha um bom professor de violão pois assim será mais fácil a sua jornada de aprender a tocar violão.

18ª. dica de violão para iniciante – Menos é mais

Relembrando uma frase de Albert Eistein que é muito pertinente para nós hoje na era da informação.

“Informação não é conhecimento, a única fonte de conhecimento é a experiência.”

Albert Einstein

Para ser muito simples fique com este pensamento do mestre cientista. Para ele um cientista isto é uma máxima, uma informação lógica. Pois as constatações vem do fazer.

E se para Albert Einstein isso é uma verdade absoluta, muito mais é para nós meros mortais em busca do conhecimento.

Então se atenha a isto menos informação e mais experiência.

Se você chegou até aqui e leu as nossas 16 dicas de violão para iniciantes deixe o seu comentário e me ajude a tornar este espaço cada vez mais humano.

Mas antes vamos relembrar as 16 dicas de violão para iniciantes:

  1. Toque em violão para iniciantes;
  2. Descole um violão ou pegue um emprestado;
  3. Não tem violão? Junte uma grana ou troque por um objeto que você não usa;
  4. Iniciantes devem utilizar cordas de nylon;
  5. A dor pra tocar vai passar, mas tem que continuar praticando;
  6. Defina os dias e horários na sua agenda para estudar violão;
  7. Persistência e dedicação são irmãs, acostume-se com elas;
  8. Estude teoria musical;
  9. Aprenda a usar os dedos corretamente;
  10. Devagar e sempre, lembre-se da parábola do coelho e da tartaruga;
  11. Concentre-se o máximo que puder, mesmo que seja por pouco tempo;
  12. Tenha disciplina, lembre-se da dica 7
  13. Não passe o carro na frente dos bois;
  14. Aprecie músicas com violão;
  15. Divirta-se essa é uma das principais finalidades de tocar violão;
  16. Não se importe com o que os outros vão pensar

Se você chegou até aqui me conte qual destas 16 dicas de violão para iniciantes faz mais sentido pra você? Qual das dicas você poderia colocar em prática hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.